Uma prenda de Natal que lhe pode salvar a vida

Foi finalmente editado em português (brasil) um dos livros mais importantes acerca dos motivos pelos quais há uma epidemia de obesidade no mundo.

Trata-se de Por que Engordamos: E o que Fazer Para Evitar de Gary Taubes, um jornalista de ciência americano. WhyWeGetFatTaubes estudou de forma meticulosa mais de 100 anos da história da alimentação de diversas populações de todo o mundo. Para além disso, analisou os dados dos estudos científicos entretanto publicados e que sustentaram as recomendações nutricionais erradas dos diversos países e que estão hoje em vigor. Desse trabalho resultou a descoberta de erros grosseiros na elaboração de muitos desses estudos. Desde manipulações de grupos de controlo e de grupos de teste, passando por conclusões erradas e adulteradas a partir dos dados disponíveis, até relações pouco claras ou mesmo conflitos de interesse entre os investigadores responsáveis pelos estudos e os seus patrocinadores, por norma grupos económicos, principalmente nas áreas alimentares e farmacêuticas, que beneficiaram com os resultados obtidos.

Ao aperceber-se da importância das suas descobertas, Gary Taubes, publicou um primeiro livro denominado Good Calories, Bad Calories: Fats, Carbs, and the Controversial Science of Diet and Health, dirigido à comunidade cientifica  e que foi o resultado de 10 anos de investigação. Este livro deu início à discussão acerca do erro e da inadequação  de se recomendarem dietas baixas em gordura ao invés de se recomendarem dietas baixas em hidratos de carbono. GoodCalories

A forma como a ciência moderna e os mais recentes estudos têm apoiado as descobertas de Taubes, fizeram-no reescrever o Good Calories, Bad Calories, dirigindo-o, agora, para o público em geral e com novas recomendações nutricionais baseadas numa alimentação baixa em hidratos de carbono.

Atualmente, Taubes em conjunto com o Dr. Peter Attia trabalham afincadamente numa fundação que criaram, NuSI - Nutrition Science Initiative. Esta fundação não tem fins lucrativos e tem como objetivo angariar fundos para patrocinarem investigações independentes na área da ciência da nutrição por forma a diminuírem a epidemia da obesidade em todo o mundo. Taubes é licenciado em Física Aplicada pela Universidade de Harvard, Engenharia Aeroespacial pela Universidade de Stanford e tem um masters degree em jornalismo pela Universidade de Columbia. Após ter iniciado a sua carreira como jornalista de ciência, foi-lhe pedido que fizesse um trabalho de investigação acerca da alimentação dos americanos e a sua relação com os números crescentes de obesidade e de diabetes no país. As suas descobertas foram tão importantes que continua a dedicar-se a esta temática.

Este livro, por si só, é capaz de mudar por completo a forma como se alimenta atualmente. É capaz de fazer mais pela sua saúde do que uma ida diária ao ginásio!

Share

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *