O que significa “sem açúcar”?

Ontem fui ao supermercado e não pude deixar de reparar nuns pacotes de bolachas de uma marca associada a produtos dietéticos em grande destaque.DSC_0002

O que me chamou à atenção foi o facto de não conterem açúcar. Mas o que é que isso significa de facto? Claro que não resisti em analisar a sua informação nutricional. Sabe o que descobri?

A informação nutricional presente na embalagem detalha a composição de hidratos de carbono por cada 100g do produto: menos de 0,5g de açúcar, 26,8g de poliálcoois e 34,5g de amido.

Os açucares escondidos
Os açucares escondidos

O amido é um hidrato de carbono chamado polissacarídeo dado tratar-se de uma molécula composta por vários monossacarídeos tais como a sacarose (açúcar de mesa) ou a frutose (açúcar da fruta), aqueles a que se chamam açúcares. A sua absorção é mais lenta do que a do açúcar devido à sua macroestrutura, no entanto, o resultado do seu metabolismo é o aumento da concentração de açúcar no sangue. Deste açúcar uma parte é usada como energia, outra é guardada sob a forma de glicogénio, outro polissacarídeo, nos músculos e no fígado e o restante é guardado como gordura por acção da hormona insulina.

Os poliálcoois são moléculas com estruturas entre o álcool e os hidratos de carbono. São obtidas a partir da hidrogenação de açúcares e são menos calóricas do que estes. Mais concretamente, têm entre metade e três quartos das calorias do açúcar, ou seja, entre 2 e 3 kcal/g. Estas moléculas também são doces e por isso são usadas como substitutos naturais do açúcar. O xilitol é um exemplo de um poliálcool. O seu metabolismo desencadeia uma resposta por parte do organismo idêntica à da absorção de açúcar, ou seja, verifica-se um aumento da concentração de açúcar no sangue e  secreção de insulina pelo pâncreas em resposta. Como efeitos secundários, o seu consumo excessivo, poderá ainda provocar enfartamento e diarreia.

Como fica demonstrado há muitos açúcares nestas bolachas sem açúcar e ainda podem trazer uma surpresa extra para os seus consumidores!

Este não é o meu conceito de saudável.

Share

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *