Menos pão, por favor. O coração agradece!

Bread with Caution Tape

Um novo estudo que compara os efeitos na saúde do consumo de gorduras saturadas (carne, manteiga e ovos) com os do consumo de hidratos de carbono (pão, batata, arroz e açúcar), conclui que os hidratos de carbono são potencialmente nocivos para a saúde, nomeadamente do coração, enquanto que as gorduras são seguras.

O estudo consistiu na sistemática medição de bio marcadores no plasma sanguíneo, cujo aumento, indicia efeitos adversos para a saúde. Assim, 16 homens com síndrome metabólica foram sujeitos a 6 dietas de 3 semanas em que se variou a relação de gorduras saturadas e de hidratos de carbono. Inicialmente a dieta era extremamente rica em gordura saturada e baixa em hidratos de carbono. A cada 3 semanas foi sendo reduzida a concentração de gordura e aumentada a concentração de hidratos de carbono até ser uma dieta muito baixa em gordura e muito rica em hidratos de carbono. Por fim o processo foi revertido até a gordura ser novamente predominante.

Os investigadores concluíram que os níveis de triglicerídeos no plasma, associados a doença cardíaca, entre outras,  aumentaram em todos os elementos do grupo em proporção direta ao do aumento de hidratos de carbono na dieta e depois voltaram a diminuir na mesma proporção com a retirada desses mesmos hidratos de carbono.

É cada vez mais evidente que as recomendações alimentares atuais estão desfasadas das novas descobertas cientificas.

Share

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *