A frutose é a principal causa da diabetes tipo 2

De acordo com noticias recentes, novos dados científicos reforçam a hipótese de a frutose ser o principal responsável pelo desenvolvimento de resistência à insulina e levar ao aparecimento de diabetes tipo 2.type-2-diabetes

A frutose é um açúcar que se encontra em diversos alimentos. A sua presença pode ser natural, tal como em frutas e vegetais, o que segundo a mesma fonte representa um risco reduzido, ou artificial, ou seja, introduzida nos alimentos no processo de fabricação. É neste último caso que os riscos são maiores.

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Parece mel mas é o muito prejudicial HFCS

Assim, apesar de os investigadores considerarem que, de uma forma geral, os hidratos de carbono são prejudiciais para o metabolismo e  precursores da diabetes tipo 2, concluem que a frutose, consumida sob a forma de açúcar de mesa ou em refrigerantes e outros produtos refinados sob a forma do mais barato "xarope de milho de alta concentração de frutose" representam um risco acrescido de contrair esta doença.

A frutose sob a forma de "xarope de milho de alta concentração de frutose" pode ser encontrada em alguns produtos insuspeitos, alguns deles até, com a designação "light" e com indicação de serem "amigos do coração". Este erro tremendo tem a ver com a reiterada aversão à gordura promovida pelas diversas entidades que regulam os setores alimentares e da saúde. O problema é que, quando se retira a gordura natural a um alimento, por norma saudável, este fica sem sabor. Por forma a tornar o produto saboroso para ser vendido, essa gordura é substituída por açúcar.

Para além dos óbvios refrigerantes e doces, em geral, podemos encontrar "xarope de milho de alta concentração de frutose" em cereais, molhos, massas, sopas e quase todos os produtos embalados, refinados, de que nos conseguirmos lembrar. É por isso que quando se compra um produto embalado se deve estar muito atento à informação presente nos rótulos.hfcs_products2Mesmo se a Organização Mundial de Saúde recomenda que não mais de 10% das calorias consumidas diariamente provenham de açúcares adicionados, a verdade é que, por norma, esses valores são largamente ultrapassados e situam-se entre os 19% e os 25%.

De notar que à luz de uma dieta baixa em hidratos de carbono e alta em gordura, o consumo de açúcares adicionados deveria representar 0% das calorias consumidas diariamente. Ou seja, devemos eliminar este produto da nossa alimentação.

A comunidade cientifica deixa mais um sinal de como é importante limitar o consumo de hidratos de carbono.

 

 

 

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