As calorias escondidas nos adoçantes artificiais

À medida que vai sendo conhecida a extensão dos prejuízos para a saúde provocados pelo açúcar nas suas várias formas, vai aumentando o investimento dos vários fabricantes da industria alimentar em substitutos menos calóricos e supostamente saudáveis. Os adoçantes artificiais enquadram-se nesta categoria.
diet-soda2
No entanto, tal como há muito se suspeitava, estes adoçantes artificiais não são tão inócuos como a industria e até alguns nutricionistas nos querem fazer crer e começa a aparecer evidência cientifica dos seus malefícios. A ironia está no facto de estes ingredientes ditos sem calorias estarem a contribuir para a epidemia de obesidade.

Como se sabe, as bactérias presentes no nosso intestino são fundamentais no processo de decomposição dos alimentos e de absorção de nutrientes para a corrente sanguínea. Um recente estudo demonstra que o consumo destes adoçantes artificiais provocam alterações significativas na flora intestinal, o que por sua vez induz intolerância à glicose e leva ao um aumento de peso.

Share

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *