10 coca-cola por dia ou os malefícios do açúcar

Os prejuízos causados pelo açúcar são bem conhecidos: diabetes tipo II, obesidade, aumento da pressão sanguínea, aumento dos triglicerídeos no sangue, doença do fígado gordo, etc. Tudo somado, são os grandes responsáveis pelo síndrome metabólico e pelos gigantescos prejuízos que isso acarreta quer para a saúde das pessoas, quer para a economia das países, em custos diretos com a saúde e em custos indiretos com a perda de produtividade das pessoas associada à doença.Coke

Para chamar à atenção de uma forma dramática os seus conterrâneos quanto a estes malefícios causados pelo consumo de açúcar, um homem americano, decidiu levar a cabo uma experiência curiosa: durante um mês consumiu 10 coca-cola por dia, não alterando em nada o restante da sua dieta normal, baixa em hidratos de carbono.

Os resultados são os esperados mas, ainda assim, chocantes.

Porquê 10 coca-cola?

A explicação é simples. Metade da população americana consome 3 coca-cola por dia. A somar a todo este açúcar, ainda temos que juntar os sumos de laranja ditos saudáveis que também têm imenso açúcar e nenhuma fibra, o açúcar do café, os bolos e chocolates, outras bebidas açucaradas e os restantes hidratos de carbono simples, como o pão, a batata, a massa e o arroz. Ou seja, em média, um americano (e infelizmente a maioria da população mundial) consome muito mais açúcar diariamente do que as 10 coca-cola contêm.

Para além disso, a coca-cola é uma marca bem conhecida de todos e é uma maneira bem mediática de chamar à atenção!

Os resultados

Como seria de esperar, os resultados foram bem expressivos. Este homem engordou 10,5 Kg num mês. Este aumento de peso deveu-se a um aumento da massa gorda de 65%: de 9% do peso corporal para 16%. Para além disso teve um aumento da pressão sanguínea considerável e os seus níveis de açúcar em jejum subiram.BeforeAfterCoke

Recuperação

Terminada a experiência começou a sua fase de recuperação que consiste na adoção de uma dieta saudável. Eliminou por completo o consumo de refrigerantes e passou a uma dieta extremamente baixa em hidratos de carbono. Como esperado agora está a perder todo o peso ganho e está a menos de 3 Kg do seu peso inicial.

Conclusão

Esta é apenas mais uma forma curiosa de mostrar os prejuízos que o consumo de açúcar trazem à saúde.xtcp2gal

Felizmente é fácil comer bem, de forma deliciosa e sem passar fome. Coma carne, peixe, ovos, marisco, frutos secos e junte-lhes queijo, natas, iogurte grego, manteiga e bastantes vegetais. Combine-os de forma imaginativa e coma até deixar de sentir fome. Se comer estes alimentos, o seu corpo vai ser capaz de se autorregular e muito dificilmente comerá mais do que aquilo que necessita.

Share

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *